Gestão, Liderança e Cultura

GESTÃO, LIDERANÇA E CULTURA

Roberto Duarte

Partner/CEO at RC CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL

       Sabe aquele momento em que o time está perdendo, desesperado, sem rumo, e aparece um o capitão, o líder, o “fora da curva”, pega a bola na mão, olha para todo mundo e diz: “Calma, olhem para mim, o jogo daqui para frente será assim…”? Pois bem. O momento pelo qual nossas empresas estão passando precisa uma figura assim. Essa pessoa que consegue criar um ambiente de estabilidade psicológica do qual as organizações mais precisam na atual conjuntura. De fato, o que temos pela frente é uma série de “achismos” e suposições. Entretanto, sabemos a diferença que faz alguém que chama para si a responsabilidade e no meio da tempestade, como que de forma abduzida, consegue sair e enxergar o que está acontecendo e voltar para o meio do redemoinho e direcionar a equipe no caminho certo.

Não é um papel fácil, ainda mais sabendo que há a possibilidade da sua empresa na qual não existir mais adiante, porém, o seu papel ficará marcado como a pessoa que conseguiu estabilizar a situação e direcionar a organização no seu pior momento. E provavelmente este não será o último.

A famosa “Carta Conforto” foi assinada e colocada para o mercado e stakeholders através da construção de um relacionamento com a Cadeia de Valor da Organização de forma transparente e lúcida. Pode até não ser tão assertiva, porém, nesse momento muitas coisas não serão, todavia houve a construção de um “intercâmbio de risco”.

                                                                         

A maneira como a empresa está enfrentando essa tempestade a fará mais sólida, reinventada, robusta e com uma mentalidade transformadora. Dará a si a capacidade de entender que a força da sua companhia não está, ou nunca esteve, na sua estrutura física, mas sim nas pessoas, especificamente na sua liderança que soube direciona-la. Entenderá também que a gestão da equipe e a cultura organizacional alicerçada na humildade, transparência e saber ouvir, é capaz de fazer de seus colaboradores agentes de transformação, pensadores de soluções e alternativas, garantido assim, a sobrevivência da organização no mercado.

                                                                       

Com certeza o mundo não será mais o mesmo. O famoso jargão do “novo normal”, de fato não existe e não existirá porque estamos num processo de evolução e transformação sem precedentes e que continuará numa velocidade algoz que não nos permitirá estabilizarmos. Isso exigirá de nós como empresários e de nossas empresas um olhar aguçado, uma introspecção com o objetivo de olhar para o nosso negócio e fazer o exercício no sentido de nos questionarmos de que forma ele sobreviverá e como será daqui para frente.

Assista à Live transmitida em 23/04/2020 no canal da RC Consultoria no YouTube com a presença do Business Advisor e Empreendedor Eleri Hamer.

O vídeo completo está disponível neste post, bem como em nosso Canal no YouTube.

Acompanhe a série Lucidez em Meio à Tempestade preparada pela RC Consultoria para ajudar você gestor e sua empresa nesse momento de incertezas. Clique nos links abaixo e tenha acesso a todo o conteúdo da série.

Siga-nos através dos canais digitais:

Linkedln: https://www.linkedin.com/company/rc-consultoria-e-assessoria-empresarial/

Telegram: https://t.me/rcproconsultoria

Youtube: https://www.youtube.com/rcconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/rcproconsultoria

Instagram: https://www.instagram.com/rcproconsultoria/

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *